quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A importância de ser ético nos dias atuais: onde está a moral?

Nos dias atuais a moral das pessoas deve estar na bunda. Porque sinceramente, o que somos obrigados a ver e a aturar, não é pouca coisa. Hoje as pessoas são completamente dominadas pela a chamada ignorância, onde ficam cegamente tolas e imorais. Se da minha parte foi antiético falar que a “moral das pessoas está na bunda”? Talvez até tenha sido, mas é a expressão mais ousada e mais correta, no meu ponto de vista.
Segundo Vásquez
a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Acho que o que ele quis dizer foi que a ética, é mais o conhecimento, a reflexão da moral, enquanto a moral já é o costume, os hábitos, a educação, etc.
A moral, no entanto, pelo meu ponto de vista, é quando um individua tenta se organizar perante uma determinada situação, criando “normas” que ele próprio acha mais apropriadas para tal situação. E no final o que ele fez, não foi um comportamento, digamos que natural, foi tudo pré-meditado, porque ele sabia que sofreria julgamentos pela a atitude tomada. A moral e a imoralidade são tudo uma questão de ponto de vista, quando crescemos vamos aprendendo o que é certo e o que é errado, mas isso depende muito do meio em que somos criados, então se somos educados de uma determinada maneira, não podemos julgar o outro por ser imoral se ele acha certo algo que você ache errado, ou vice e versa.
E sobre a ética? Podemos dizer que a ética é uma espécie de decretação do comportamento moral das pessoas, onde ela explora, esclarece ou investiga uma determinada realidade. Ela no geral trata de juízo negativo ou positivo em termos morais. Podemos usar como debates éticos, a sexualidade, as drogas, o machismo, guerras, entre outros.
Enfim, a ética e a moral são os maiores valores que o homem pode ter, só nos resta, a saber, usá-las para o nosso bem, para o bem da natureza, do mundo, da sociedade, e acabar de vez com a estupidez das pessoas que as usam
para o mau.














n.d